Tecnologia

A Labrunier constantemente traz novas tecnologias do exterior para otimizar a produção de uvas em suas fazendas. E como a mão de obra é um dos componentes mais importantes no custo da produção, o emprego de máquinas de embalamento de uva é uma grande inovação que aumenta a competitividade do setor.

Adquiridas em 2008, as máquinas embalam automaticamente cumbucas de peso fixo. Essa tecnologia reduz o manuseio das uvas, refletindo na melhora da qualidade final da fruta e, também, no aumento da produtividade de embalamento nas fazendas Labrunier.

Tanto o seu leitor eletrônico, que distingue até duas tonalidades da mesma cor (ex.: do verde claro ao escuro), como as duas balanças eletrônicas, uma no começo da linha e outra no final, contribuem para a padronização dos lotes de acordo com a demanda do cliente.

Outra tecnologia introduzida na produção que trouxe benefícios é o pulverizador eletrostático, capaz de reduzir o uso de água no parreiral e otimizar a aplicação de agroquímicos. Seu sistema insere uma carga elétrica na calda a ser aplicada fazendo com que as micro-gotas, que normalmente se perdem no ar, saiam carregadas eletricamente e sejam atraídas pelo alvo, que são as folhas.

Com o pulverizador há redução de 90% do consumo de água em cada aplicação, além de diminuir substancialmente as perdas por deriva e, consequentemente, a contaminação ambiental.